segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cena de Violência. Meu Deus! Na Escola?


  
     Uma cena ocorrida durante o intervalo chamou muito a atenção de todos na escola: os colegas Tadeu e Tiago se agrediram verbalmente e fisicamente durante uma partida de futebol. Segundo relatos de jogadores que também disputavam a “pelada”, Tadeu se referiu a Tiago com xingamentos do tipo “seu cavalo” e outros mais. Tiago se sentindo ofendido partiu para cima do colega e o empurrou em direção à trave. Assim foi armado o quebra pau e o corre-corre aconteceu. 
   Indignado Tadeu registrou uma ocorrência na Secretaria da da escola, onde o colega Tiago ficou por alguns instantes para averiguação dos acontecimentos. Em seguida, ambos, voltaram para sala e receberam por parte do professor a orientação necessária. 
   O fato é que para toda cena de violência há um culpado e um inocente. Logo, a razão passa a ser culpa se a consciência não falar mais alto. Se não nos apegarmos aos valores que já possuímos e que nos são reafirmados todos os dias em casa, na escola, na igreja... com certeza agiremos impulsivamente. 
                                       André Santos Silva
        
         Violência: tipos de Violência
   
   Os casos de violência escolar no Brasil começaram a chamar a atenção após o ano de 1980.
    Violência significa agressividade. Esse comportamento causa danos a outras pessoas, a qualquer outro ser vivo ou a algum objeto. Existem alguns tipos de violência: física, psicológica, sexual, econômica e verbal.
   A violência física é a agressão corporal a alguma pessoa ou ser vivo. É o tipo de violência mais conhecido, porém não é a que mais acontece no cotidiano. A violência física é punida por lei. Por menor que ela seja, qualquer pessoa que sofrer fisicamente agressividade do outro pode fazer uma queixa legal sobre o caso. 
   A violência psicológica  é o comportamento de explorar características de determinada pessoa a fim de causar constrangimento e humilhação. Esse tipo de violência é bastante comum nos ambientes escolares (bullying), nas empresas e em ouros locais de envolvimento social. Essa violência é combatida nas escolas através de pedagogia específica e nas empresas pelo setor de Recursos Humanos. Quem se sentir humilhado por alguém, a ponto de gerar desconforto psicológico, pode se queixar.

   A violência sexual é bastante praticada. Seu conceito básico é efetuar um ato sexual com uma pessoa sem o seu desejo e consentimento. Sexo com crianças (que não têm ainda o poder de consentir) ou com adultos sem que prevaleça a vontade é caracterizado como violência sexual. Esse crime também é punido por lei.
   
   
   A violência econômica  ocorre quando uma pessoa ou um grupo delas explora outras pessoas ou uma comunidade inteira. Violência econômica é o abuso de um ser humano a fim de obter vantagens financeiras do outro.

   Violência verbal é o ataque através das palavras. Atacar a dignidade, humilhar, mentir sobre alguém são tipos de violência verbal.
 É violência qualquer ato de agressividade contra outro ser. A harmonia existe quando conseguimos nos equilibrar ao máximo para não ferir de qualquer maneira outro ser humano.
Juliana Miranda – Grupo Escolar.com: http://www.grupoescolar.com/ pesquisa/conceito-de-violencia.html

Crônica
Sou gente, o outro é gente:
 todos somos gente

   Muitos dizem que a paz é a ausência de guerra. Certo! 
   Ao consultarmos o dicionário, não ficaremos surpresos ao encontrarmos em destaque palavras que definam paz como: calma, sossego, tranquilidade, repouso, harmonia e também a ausência de guerra.  
   E Deus disse: “que no mundo haja paz”. Essa frase nos arremete a uma reflexão em vários aspectos de nossa vida. 1º. Se somos portadores de um físico (como somos), devemos cuidar do mesmo, aprendendo que qualquer reação que o coloque em perigo, também nos colocará em perigo. 2º. Se somos portadores de uma alma (como somos) devemos cuidar dela para que as experiências externas não consigam tirar a nossa tranquilidade, a ponto de ficarmos doentes.
Mas chega de falar de físico, corpo, alma tranquilidade ou qualquer outro assunto que tenha ligação. Quero mesmo, é falar de mim, de Zé, dos meus amigos e de você que passa dia inteiro aprendendo, estudando e revisando os seus valores de gente do bem.
   É hora de mudar! É hora de se controlar, cuidar da vida, cuidar do outro e estender a mão. Afinal, não somos um saco de batata ou um pacote de lixo, que às vezes é arremessado de um lado para o outro pelos garotos, numa brincadeira de rua.
   Quando a chuva cai, ela é pra todos. Quando a fome bate, com certeza, todos sentimos que é hora de comer. E você, daria conta de viver sozinho, isolado? Não? Então! Promova a paz! Conte de um até cinco e pense por várias vezes que a tolerância é o nosso melhor amigo. 
   Ser tolerante não é característica dos mais fracos. É um título dos grandiosos e sábios homens. Afinal “mais vale um covarde vivo que um herói morto”. Não enfrente o mundo, pensando que você é invencível. Somos feitos da mesma matéria óssea, tecidos, células, sistemas: um único organismo. Você é gente, e gente foi feito para ser feliz. 
   E então? Vai me xingar? 
  Você é homem? Então venha! Porque se um cara me bater! Ah! Se um cara me bater! Ele só me bate uma vez...
   Na segunda eu corro!
                                  André Santos Silva