domingo, 3 de novembro de 2013

Matéria sobre o 1º Outubro Rosa em Maiquinique


Outubro Rosa
(Poema feito especialmente para a campanha)

Ninguém consegue calar a voz
nem mesmo tirar a esperança e a fé
que se lançam em busca da vida
e acreditam ser o que ela é.

E daí se a vida, por um instante,
folhas secas trouxer?
Faça nascer a primavera,
na estação que vier!
Afinal, a força é a certeza
do que se espera pela fé.

Quanta força o ser humano tem
para manter vivo o coração,
superar tantas dificuldades
e viver sem solidão?

Quanto de força se precisa
nesse momento de reflexão?
Erga-se  a cada instante
sem se lembrar da mutilação,
corte o cabelo, fique careca,
use chapéu, peruca ou não,
acredite e tenha certeza
de vida nova e organismo são!

Pinte a vida com cores diversas,
cante, arrisque, brinque e faça festa!
Curta, vibre, coma e durma
não deixe espaços para aresta,
afinal, a vida é o centro da alma
e a todo o instante é o que interessa.
Então dirás: "aqui jaz o sofrimento"!
Jogue fora a tristeza, a solidão e toda a prosa.
Ajude, tire alguém do lamento
e faça nascer uma vida nova.
Grite mais alto e expulse o desalento
e entre na onda do Outubro Rosa.
Viva feliz e se cuide
a vida, hoje, é o que importa.
                      André Santos Silva

1º OUTUBRO ROSA DE MAIQUINIQUE
(Texto extraído do Projeto Outubro Rosa da professora Valéria Messias)


Como surgiu?

   Esse movimento teve início em Maiquinique pela primeira, neste ano de 2013. A professora Valéria de Lourdes Messias Paiva, após ter sido diagnosticada com câncer de mama, decidiu, além de se cuidar, orientar outras pessoas a respeito da doença que diagnostica no início, há 95% de possibilidade de cura. 

O OUTUBRO ROSA NO MUNDO


   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).  
   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram, efetivamente, a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são, até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e outras. (www.pink-october.org).
   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. 
   Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo, em função do diagnóstico tardio. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas para o ano de 2013 apontam a ocorrência de aproximadamente 1,66 milhões casos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no país. Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireóide para o sexo feminino.
   Ainda, segundo dados do Ministério da Saúde e do INCA, no país, o câncer, a diabetes, as doenças cardiovasculares e respiratórias consomem mais de 70% dos gastosassistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) e respondem por 67% das mortes registradas no país.
   Para o enfrentamento do câncer, são necessárias ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos (com ênfase em ambientes de trabalho e em escolas); geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis que determinem a garantia de ações na defesa da saúde pública.
   “Outubro Rosa” tem como foco principal a prevenção do câncer, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O desafio, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

OBJETIVO GERAL DO OUTUBRO ROSA EM MAIQUINIQUE


   Socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EM MAIQUINIQUE


   O presente projeto será desenvolvido durante todo o mês de outubro através de palestras, testemunhos, dramatizações, distribuição de folhetos explicativos, faixas e cartazes em lugares públicos e vendas de camisetas e pedágios para arrecadação de fundos para o desenvolvimento deste projeto.
   A sociedade poderá aderir participando das palestras, da caminhada, comprando a camisa da campanha, para usar ou presentear outra pessoa, principalmente colorindo suas fachadas, com fitas, decorações ou iluminações cor de rosa. Outra forma de participar é procurar os serviços de saúde para realizar consultas de rotina ou estimular alguém a fazê-lo.
   Os órgãos públicos serão iluminados com refletores na cor rosa e tecidos rosa nas suas faixadas como decoração.
   Serão realizados ainda programas na rádio com entrevistas e chamadas, sensibilizando toda a população de Maiquinique e região a cerca do câncer de mama.
   O acolhimento e engajamento da comunidade dar-se-á através de mobilizações de:

Prefeitura Municipal;
Câmara de Vereadores;
Comércio em geral;
Banco Bradesco;
Secretarias Municipais;
Igrejas;
Escolas públicas e privadas com divulgação e concursos de desenhos e redações, entre outros;
Rádio FM 104,9;
Maternidade João José de Oliveira;
Posto de Saúde Wilson Vieira Dantas;
Delegacia de Polícia;
Polícia Militar;
Comunidade civil.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS


Banner;
Folhetos explicativos;
Fita de cetim rosa;
Alfinete;
TNT rosa;
Faixa de rua;
Ultrassom;
Mamografia;
Palestrante;
Iluminação rosa para a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, praças Lomanto Júnior e Willian Faria Valadão;
Folder para divulgar as atividades;
Camisetas; 
Carro de som.

AÇÕES DO OUTUBRO ROSA OCORRIDAS EM MAIQUINIQUE

Apresentação à comunidade






Apresentação do Projeto na Câmara Municipal de Vereadores





Abertura Solene do Projeto na 1ª Igreja Batista















Finais de semana movimentados: shows animados, brindes da campanha, distribuição de informativos e sorteios de bezerros




































Divulgação do Projeto na Igreja Católica








Participação das turmas de aeróbica - Academia Dance Fitness - no Projeto Outubro Rosa






































Bate papo entre o professor Adriano, alunos e as organizadoras do Projeto Outubro Rosa - (as professoras relataram a experiência que viveram ao serem diagnosticadas com câncer)

































Palestras com o Oncologista - Doutor Leonardo Cunha














Apresentação de ginástica na praça - Grupo da 3ª Idade e Grupo de dança

































Palestra com o Mastologista - Doutor Tainã Ladeia


























Realização de consultas e exames com o Mastologista - Doutor Tainã Ladeia















Caminhada das mulheres e café da manhã (dia do encerramento do mês Outubro Rosa)
















































Solenidade de encerramento

















Show de encerramento