segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Poema: Visão da Política



O que vejo na ação da política
É o desejo de mudança da realidade
Mas o fato é que cada pessoa tem sua ótica
Sua postura e sua liberdade
Cada um tem o seu modelo de vida
E seus critérios de felicidade.

Isso também não nos dá o direito
De levar a política como uma brincadeira
Se assim a vemos e a fazemos
O ato de votar será sempre uma besteira
E nunca honraremos a tal mudança
Estampada no centro de nossa bandeira.

Ver a política como brincadeira
Não muda a caótica realidade
Isso também não me dá o direito
De tratar o outro com atrocidade
Respeitar as escolhas é uma virtude
Da ciência que cativa a sonhada prosperidade.

Política é coisa séria
E não dá pra voltar "atrás"
Se não a fizermos direito hoje
Ela não nos satisfaz
E só nos resta sofremos por dias infinitos
Por ignorância, ou um capricho, de quem brincou demais.
                                                        André Santos Silva



Comentários do autor


   Hoje ao ler os comentários publicados nas redes sociais, senti um enorme desejo de compor um texto: eis que surge a frase "política não é brincadeira". 
   Por meio dessa frase, decidi parafrasear e escrever algo enfatizando o respeito para que cada um deve ter com a escolha do outro. Vi nos comentários, postagens ofensivas, que de certa forma, obrigam os cidadãos a não terem direito de escolha, ou a engolirem por goela abaixo a escolha isolada, ou seja, o meu candidato deve ser o certo, pois o seu não presta. Isso fere a democracia. E antes que eu me esqueça, ressalto, que vivemos num país onde cada pessoa tem a liberdade de escolha.
   Vi postagens de pessoas que afirmavam terem recebido revelação de Deus que a Marina era a pessoa certa para comandar o país. Outros dizem que é a Dilma, outros ainda que é o Aécio. Então eu pergunto: e os outros candidatos, além desses três citados, não servem? Então, por que estavam na disputa? O fato é que as pessoas, religiosas ou não, estão colocando palavras na boca de Deus, o que gera, naqueles que não são simpatizantes de uma religião, uma descrença maior ainda, no Deus da vida. Pois segundo os relatos dos porta-vozes, com a saída de Marina, "Deus falhou". Até onde eu conheço Deus, Ele em sua infinita sabedoria, nos dá o livre arbítrio. E por meio dessa realidade, podemos sondar, analisar, averiguar os fatos e com sabedoria escolher a nossa opção.
   Ressalto ainda que é importante respeitar o direito do outro. Cada um tem uma ótica da realidade. 
   Portanto, se faz necessário respeitar o direito de ir e vir do cidadão. Afinal, votar em A, B ou C, não faz do outro um burro. Impor ao outro que o meu candidato é o melhor, não me torna mais sábio, mas sim, um indivíduo que não respeita o direito do voto democrático. E isso é burrice!!!