domingo, 14 de abril de 2013

Jornal Escolar: Páscoa - Tempo de Ressurreição



   Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.  A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. 

Ovos de páscoa?

   Até o século XV não existiam registros nem costumes ligados à Páscoa, mas, popularmente, dizem que os primeiros povos a presentear com ovos foram os missionários e os cruzados, na Europa ocidental. Povos medievais pintavam os ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo. Com isso, os cristãos passaram a adotar a ideia, que se tornou uma tradição de sua cultura.
Porém, a China também tinha o hábito de presentear com ovos de pata pintados, como celebração à vida. Mas estes não eram cozidos, não eram para o consumo.
   O ovo tornou-se símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil sai um ser vivo. Através da ciência, foi comprovado que é uma célula e, portanto, origina vida.
No antigo Egito, na Grécia, em Roma e na Pérsia, era comum o consumo de ovos cozidos durante as festividades. Um marco desse costume era a chegada da primavera, onde as pessoas os pintavam com flores e elementos da natureza, para dar de presente.
   Ao longo dos anos, o ovo passou a ser reconhecido como o princípio da vida, um elemento cristão que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
  O rei da Inglaterra, Eduardo I, passou então a presentear a realeza com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas.
   Curiosamente, as pessoas foram mudando os ovos, dando a eles características mais bonitas e ricas, além de recheios saborosos, para presentear os entes queridos.
   Somente no século XVII surgiram ovos mais interessantes, como os recheados de chocolate e bombons.
A primeira fábrica de chocolates surgiu em 1819, criada por François Louis Cailler. Mas somente no século XX, em 1960, que surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plástico, também recheados de bombons e chocolates. Com o passar dos anos, com a criação do comércio e a obtenção de lucro, foi que o produto ganhou aperfeiçoamento e qualidade, tornando-se mais saboroso e com recheios mais variados.
   Hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de ovos, a fim de agradar os mais diversos gostos. Existem ovos para crianças, recheados com brinquedinhos; ovos para casais, recheados com bombons de morango e em formato de coração; ovos personalizados, recheados com presentes especiais; dentre outros.
   O importante é não esquecer que o ovo é símbolo da ressurreição de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da páscoa.                                                                 
       Por Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola)  

Programação sobre a Páscoa é show de bola 

   A professora Andréia Santos Silva realizou no último dia 27 de março uma palestra com o Tema: “Páscoa - da morte à Ressurreição de Cristo,” no pátio da escola, para os alunos das turmas de 2º, 3º, 4º e 5º ano. Em sua exposição, a palestrante falou sobre assuntos relevantes, a respeito do tema mencionado e também abordou em sua fala o significado de alguns símbolos que são usados nessa época do ano. Em seguida, os alunos assistiram ao filme Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Confira a seguir:

Símbolos da Páscoa

   Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
 Entre os seus símbolos encontram-se:
1.O Ovo de Páscoa: a existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. 

2.O Coelhinho da Páscoa: por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. 
3.A Cruz da Ressurreição: traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. 
4. O Cordeiro: simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
5.O Pão e o Vinho: na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. 
6.O Círio: é a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Autor: André Santos Silva 
(Pesquisa http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm