sexta-feira, 17 de julho de 2015

Poema: O pensamento



O pensamento da gente
Projeta ações muito soltas
Vai tomando conta do corpo
E de repente vira roupa.
Logo, reveste a alma
E com sensação de stress ou de calma
Escapa vivo pela boca.

Ele é firme como uma grande raiz
Com suas ramas se instala no corpo
Às vezes cresce e vira monstro
E ainda deixa o sujeito louco.
Quando está assim ninguém o controla
É melhor fazer silêncio e ficar de fora
Para depois não sofrer grande desgosto.

Pensamento de gente é coisa séria
Nele contém ações que ao certo não se sabe
Podem ser boas e significantes ideias
Como também grandiosas maldades.
É importante que se tenha consciência
E que do pensamento cuide com inteligência
Para não sofrer com sua própria atrocidade.
                                                 André Santos Silva



Comentários do autor

    Seguem duas leituras interessantes que se adequam à realidade do poema aqui exposto.


    Platão 427-347  a.C., Atenas.  Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga.  Diz que ‘’Corpo são, mente sã’’, entendemos que deve existir um equilíbrio entre o corpo e a mente. Na verdade, a mente sem um corpo que a suporte nada é, da mesma forma que um corpo sem mente não tem qualquer utilidade. A mente está aprisionada no corpo.
    Um corpo doente prejudica a mente. Uma mente doente prejudica o corpo.  Deve-se ter um equilíbrio nos cuidados da mente através de adquirir conhecimentos, para alcançar o mundo das ideias e nos cuidados com o corpo deve-se realizar exercícios físicos, alimentar-se bem, ou seja, para melhorar o suporte corpo.
    A partir dos fatos mencionados, observamos que corpo e mente são parceiros, devem estar em equilíbrio, pois um corpo doente impossibilita a mente trabalhar, e uma mente sem corpo nada é.

Francielle Timoteo
Pétria Moro
http://pensamentosarado.blogspot.com.br/2013/03/platao-platao-427-347-atenas.html


    PSICOLOGIA: CORPO SADIO, MENTE SADIA

    Somos compostos de alma e corpo. Substancialmente somos uma pessoa só: eu, ele, ela. Por sermos um, corpo e alma se entrelaçam. O que sucede com o corpo reflete na alma. O que acontece com a alma, repercute no corpo. / O desânimo, p. ex., acontece no íntimo da pessoa, mas reflete no organismo: semblante triste, emagrecimento, etc. O tristonho anda cabisbaixo, com passos vagarosos, semblante abatido. / O bom humor depende em parte do bom estado do corpo (sistema nervoso, sistema digestivo, etc).
    Cuidados necessários - Cuidar da saúde. Observar as leis da higiene. Reservar um tempo suficiente para o sono. Respirar o ar puro. Fazer ginástica. Alimentação variada e substanciosa, baseada em cereais e legumes./ - A postura física deve corresponder à atitude psíquica que queremos ter. Uma pessoa que anda cabisbaixa e carrancuda, não tarda a ser invadida por pensamentos e sentimentos pessimistas. Como despertar simpatia com essa cara de poucos amigos? / O mundo ao nosso redor é como um espelho. Reflete o que está diante dele. Se um porco-espinho se coloca na frente, irá refletir um porco-espinho. Se for um anjo, refletirá a figura de um anjo.
    “Você é quem faz o ambiente”. Se formos afáveis com os outros, eles serão afáveis conosco. Se formos alegres e expansivos, eles também o serão conosco. Se mostrarmos simpatia espontânea e natural, eles simpatizar-se-ão conosco. / O psíquico tem mais influencia sobre o físico, do que o físico sobre o psíquico. Quem, por exemplo, está tomado de vergonha ou acanhamento, fica com o rosto vermelho, o sangue esquenta, os músculos se contraem e até as palavras saem com dificuldade da boca.

Boletim do Padre Pelagio
http://www.boletimpadrepelagio.org/index.php?option=com_content&view=article&id=9626:psicologia-corpo-sadio-mente-sadia&catid=49&Itemid=198