quinta-feira, 9 de maio de 2013

Trabalho de Campo sobre "O USO DA INTERNET" realizado com os meus alunos do 5º ano.



Essa postagem faz parte da publicação de número 11 do Jornal Fuxico Escolar desenvolvido na minha turma do 5º ano. Esse jornal tem como objetivo levar aos meus alunos e leitores alguns assuntos relevantes do cotidiano, numa discussão simples que orienta e incentiva a prática de leitura e pesquisa.

 Professor André Santos Silva 
 Redator do Blog e do Jornal Fuxico Escolar


Internet: meio de comunicação, pesquisa, informação ou ventilador para se jogar os problemas?



   É de conhecimento geral que a internet é um dos veículos de comunicação mais utilizados na atualidade. Por meio dela, o contato se torna mais próximo e o hábito de entretenimento aumenta. Nessa linha de pensamento, pode se perceber que com o uso constante da internet, ela se faz presente em boa parte das famílias de uma sociedade. No entanto, as que não possuem um computador conectado em casa, geralmente têm acesso através de uma lan house ou da casa de algum amigo, parente. 
   Com esse aumento e essa dependência pelo uso da internet, somos levados a uma reflexão incessante: será que usamos esse recurso com total responsabilidade? Não! Eis o fio da questão, a ponta do novelo.
   O fato é que a internet está presente e viver sem essa ferramenta seria quase impossível. Somos uma geração que se desenvolve constantemente e viver será sempre uma busca de novidades e grandes realizações no mundo tecnológico, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Sejamos francos, verdadeiros, honestos: como é gostoso chegar em casa e poder acessar o Facebook, abrir o Orkut, enviar uma mensagem, um e-mail, realizar uma pesquisa! Como é prazeroso compartilhar frases de autoestima, mensagens de amigos queridos, deixar recados e receber mensagens de pessoas que tanto amamos.
   No entanto, o que não podemos mais aceitar é o fato de as pessoas usarem esse recurso para exporem sua vida, jogando nas redes sociais assuntos particulares que não dizem respeito a outrem. É como usar aquela expressão, que peço licença para descrever: muitos utilizam as redes sociais para jogar “bosta no ventilador”, espalhar atrocidades, particularidades, cenas de assassinatos, fatos sexuais, assuntos caóticos que a nossa sociedade está cansada de lidar no dia a dia. O que seria um recurso de distração, pesquisa e entretenimento, torna-se um grande espelho de maldade humana. E o pior: sempre há um indelicado que posta uma imagem, uma matéria chocante, pensando que está realizando um grande feito à humanidade.
   Assim, somos levados a refletir e lutar constantemente  pelo  desenvolvimento  de  uma  consciência que propicie a transformação da realidade. 
   Devemos usar tais recursos com responsabilidade, analisando de fato, até mesmo as postagens que espalhamos em rede, para que não enviemos às casas das pessoas o lixo que tanto circula pelos meios da internet. Dessa forma, teremos um equipamento de grande utilidade e serventia para o nosso convívio. E lembre-se sempre: usar a internet requer alguns cuidados. Sejamos conscientes! 
                                                                              André Santos Silva


Anos 90: o desenvolvimento
 da internet no Brasil

  

   Em 1988, Oscar Sala, professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Assim, chegou ao Brasil a Bitnet (Because is Time to Network).
   A rede conectava a Fapesp ao Fermilab, laboratório de Física de Altas Energias de Chicago (EUA), por meio de retirada de arquivos e correio eletrônico. O serviço foi inaugurado oficialmente em 1989. Em 1991, o acesso ao sistema, já chamado Internet, foi liberado para instituições educacionais e de pesquisa e a órgãos do governo. Nessa época ocorriam fóruns de debates, acesso a bases de dados nacionais e internacionais e a supercomputadores de outros países, além da transferência arquivos e softwares. No entanto, tudo estava reservado a um seleto grupo de pessoas.
   Em 1992, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) assinou um convênio com a Associação para o Progresso das Comunicações (APC) liberando o uso da Internet para ONGs. No mesmo ano, o Ministério da Ciência e Tecnologia inaugurou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e organizou o acesso à rede por meio de um "backbone" (tronco principal da rede).
   Foi apenas em 1993 que ocorreu a primeira conexão de 64 kbps à longa distância, estabelecida entre São Paulo e Porto Alegre. Em 1994, estudantes da USP criaram centenas de páginas na Internet.


   O ano de 1995 foi um marco. Os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criaram, por portaria, a figura do provedor de acesso privado à Internet e liberaram a operação comercial no Brasil. No ano seguinte, muitos provedores começaram a vender assinaturas de acesso à rede. 
                                                          Site:http://tecnologia.terra.com.br/internet10anos




Poema 
Homenagem às mães




Mãe é um ser sensacional
caso eu pudesse, teria várias
ou apenas uma e imortal
às vezes ela é chata
quando não faz o meu querer
mas eu sei e finjo não saber
que seus ensinamentos
são para toda vida
enquanto eu viver.

Minha mãe é espetacular

melhor que qualquer artista
ela tem mil utilidades
cuida de tantas vidas
e ainda acha tempo
pra nos fazer uma carícia.

Ah! Minha mãe!
Se pudesse sua vida seria doce como o mel
tiraria dos seus caminhos os espinhos
e lhe daria o céu,
todo feito de algodão doce
e de agrado um chapéu bonito
para protegê-la do sol,
que brilha lá no infinito.
                           André Santos Silva
     


Patrocinadores 
Plínio KG (Formatação, recargas de cartuchos, tonner, impressão em geral. Rua Francisco Martins. Maiquinique. Cel.: 91206622)



Binha (Formatação, recarga de cartuchos e tonner. Rua Gasparino Lacerda, Maiquinique. Cel.: 91186071)