sábado, 19 de julho de 2014

Poema: Amigo



Amigo é moeda de muito valor
Vale mais que o ouro e a prata
E se esse for verdadeiro, pode confiar,
É firme, cheio de estima, pudor e graça.

"Quem o encontra
Terá encontrado um irmão"
E se esse for de confiança
Nunca haverá separação.

Mas é preciso ter cuidado
Para que não se faça mal uso
Dos ternos laços de amizade
Caso contrário esse momento
Vira desalento e esfria 
Transmite desconfiança,
Causa dúvida e euforia.

Quem encontra um amigo
Tem certeza de vida plena
Mas é preciso que esse seja despido
De interesses vãs e egoísmo descabido.

Hoje em dia é difícil
Ter um amigo de verdade
Mas se o encontrar pelas veredas da vida
Não o trate com deslealdade
Valorize-o de tal maneira
Para que um dia se alegre e tenha
O puro sentimento da saudade.
                              André Santos Silva



O que é Amigo:


     Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.
   Para denominar uma pessoa de amigo, não necessariamente os indivíduos precisam se conhecer há muito tempo, muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Amigo é aquela pessoa que se confia acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a ajudar, seja em situações boas ou ruins. 
   Para chamar alguém de amigo, não necessariamente precisa ser apenas amigo. Existem muitos familiares, como primos, tios, namorados e até mesmo os próprios pais do indivíduo podem ser considerados um amigo, por sua postura e jeito de agir, por ser alguém sempre disposto a conversar e ajudar.
   Em alguns momentos, o amigo não precisa ter necessariamente os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fato que os une. O amigo não precisa ser alguém completamente idêntico. É aquele que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações etc., ou apenas alguém para dividir momentos e sentimentos.

Dia do Amigo

   

     O amigo é tão importante na vida das pessoas, que criaram um dia próprio para ele. O dia do amigo é comemorado em 20 de julho. A data foi criada por um argentino, a partir da chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. O argentinou resolveu enviar cartas para diversos países para instituir o Dia do Amigo, pois acreditava que a chegada à lua era um significado de que os homens deveriam se unir.

Melhor Amigo


     Algumas pessoas intitulam seu amigo de “melhor amigo”, e muitas vezes esses se conhecem mais que algum membro da própria família. O melhor amigo consegue ser alguém melhor ainda que um amigo, o nível de lealdade, amizade, atenção, carinho e afeto é muito maior, e estes costumam estar sempre juntos, sendo confidentes e cúmplices.
   A nomenclatura de melhor amigo é mais utilizada por mulheres, mas ambos os sexos têm seus próprios melhores amigos, que são aqueles que o indivíduo leva para toda vida, e está presente em todos os momentos.

  Relatos de Amigos


   Nas artes existem diversos relatos e demonstrações de amizades, sejam elas através de poemas, filmes, literatura e canções. O cantor Roberto Carlos, por exemplo, compôs uma canção chamada “Amigo” que tornou-se muito famosa, e é conhecida até os dias atuais. Existem também diversos poemas falando sobre amigos, como o poema grego chamado de “Poema de Gilgamesh”.
   A própria Bíblia cita a amizade, falando em 1 Samuel (capítulo 18) sobre a forte amizade entre Jônatas e Davi. Algumas obras, como Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Os Três Mosqueteiros, relatam a relação com um ou mais amigos. Existem também filmes e séries de televisão, como O gordo e o magro, Os três patetas, Friends, entre muitos outros.

Amizade Verdadeira


     A amizade verdadeira tem se tornado um tema utópico. Com o mundo globalizado, até onde as pessoas conseguem passar por cima das pessoas para conseguir seus interesses? Algumas pessoas acabam pensando mais em si que no próprio amigo, prejudicando a relação.
   Quando existe uma amizade verdadeira, algumas pessoas intitulam essa de “melhor amigo”, que consegue ser alguém melhor ainda que um amigo.

O que é Amigo da Onça


   Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel.
   A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica. O personagem tornou-se extremamente popular, e o termo espalhou-se para todo o Brasil. Chamar outra pessoa de amigo da onça é considerado uma ofensa.
   Amigo da onça pode ser utilizado tanto como ofensa, em um sentido pejorativo, mas também como uma brincadeira entre amigos, uma forma de descontrair e chamar o outro com esse apelido, geralmente para designar pessoas que costumam pensar mais em si que nos outros.
   Amigo da onça é também uma brincadeira, geralmente feita em épocas do Natal, é uma versão “malvada” para o famoso amigo secreto, também chamada de inimigo secreto. O nome é amigo da onça, pois nessa brincadeira cada pessoa leva um tipo de presente, então sorteia-se um amigo, que escolhe um presente fechado, abre, e então o amigo da onça escolhe se fica ou troca seu presente por um outro presente já aberto de outro amigo, “prejudicando”, de certa maneira a outra pessoa.

Fonte: http://www.significados.com.br/amigo/