quarta-feira, 22 de maio de 2013

Trabalho de campo: A importância da atividade física para o ser humano



Maiquinique: é hora da
geração saúde!



 Em nossa cidade muitas pessoas têm se despertado para a realização de atividades físicas, uma vez, que essas são de suma importância para o desenvolvimento, manutenção do corpo e qualidade de vida para qualquer ser humano. Nos últimos anos, pudemos observar que o fluxo de pessoas em nossa Maiquinique, da fase da adolescência até a terceira idade, tem realizado com mais frequência alguma atividade física como: caminhada, aeróbica, futebol, voleibol, basquete, academia ou outra que o cidadão julgue importante e que se identifique.
 Porém, ainda há muitas pessoas que não praticam nenhuma atividade nessa área, seja por não gostar, falta de conhecimento dos seus benefícios ou por não se identificar com nenhuma das modalidades existentes em nosso município.
 Por outro lado, é importante que cada pessoa tenha convicção de que o corpo humano é a máquina mais perfeita que existe, no entanto, realizar atividade pode ser uma forma de viver com mais qualidade de vida.
 A seguir, confira uma entrevista realizada pelo Jornal Fuxico Escolar com o Professor de Educação Física, o jovem Leandro de Souza Batista, conhecido como Professor Léo, que ministra em nossa cidade aulas práticas de aeróbica, de segunda a sexta-feira, com duas turmas formadas por diferentes idades, no horário das 18 às 19 horas, na casa de show conhecida por Almeidão.

Entrevista



Nota: Entrevista realizada em 21/05/2013, com o Professor Leandro de Souza Batista, Graduado em Educação Física pela Faculdade Montenegro e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela mesma faculdade.                                                                                                                                                                                       
                                                    Por: André Santos Silva



1.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Professor Léo, qual a importância dos exercícios físicos para o ser humano?
2.PROFESSOR LÉO: Os exercícios físicos são de grande importância para qualquer ser humano. Ele ajuda a evitar o sedentarismo, melhorar as condições físicas, elimina gorduras do organismo, previne o surgimento de doenças como osteoporose, ajuda na diminuição da depressão e outras doenças de gênero. A atividade física nos proporciona também o aumento da autoestima, do sono, da disposição, além de melhorar a circulação sanguínea e a estética.
3.JORNAL FUXICO ESCOLAR: O que fazer para que a prática de exercício se torne prazerosa?
4.PROFESSOR LÉO: realizar atividades físicas nem sempre é uma prática aceita por todos. Por isso, é que é importante que as pessoas pratiquem exercícios em locais agradáveis, ouvindo  músicas  animadas,  descontraídas.  O praticante pode também executar um atividade que combine consigo. E o essencial, desenvolver uma consciência de que atividade física é primordial para uma vida saudável. Ele pode também, realizar os exercícios sempre na companhia de bons amigos, para que um incentive o outro.
5.JORNAL FUXICO ESCOLAR:  Quais os problemas mais comuns desenvolvidos pela falta de exercícios e que a a população deve ficar atenta?
6.PROFESSOR LÉO: Entre tantos podemos mencionar o sedentarismo, cãibras, problemas cardíacos, dores musculares e a tão famosa e prejudicial preguiça, responsável pelo comodismo e ausência da  prática física.
7.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Professor, o senhor realiza em nossa cidade alguma atividade em sua área de formação?
8.PROFESSOR LÉO: Ministro aulas de Educação Física. E a partir de 22 de outubro de 2012, passei a ministrar aulas de aeróbica com a comunidade local, de segunda a sexta-feira, no horário das 18 às 19 horas. Atualmente, tenho duas turmas com diferentes idades. 


 9.JORNAL FUXICO ESCOLAR:  Quais são os benefícios dessa atividade para os participantes?
 10.PROFESSOR LÉO: São inúmeros os benefícios para qualquer atividade física. No caso da aeróbica, ocorre um aumento da circulação sanguínea (melhoria da mesma), resistência muscular, aumento do poder respiratório, perca de peso, autoestima elevada, descontração, aumento da coordenação motora e o mais prazeroso que é a socialização. 




 11.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Para realização dessa atividade há alguma restrição? 
 12.PROFESSOR LÉO: Com certeza. Não se pode realizar um excesso de exercícios, ou seja, o candidato deve perceber os seus limites. Pessoas com problemas de coração, coluna e nas articulações não podem realizar essa atividade por conta do esforço. Convém lembrar que o médico é quem dirá se a pessoa poderá ou não realizar tais atividades. 




 13.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Há algum tipo de alimentação adequada para quem realiza exercícios físicos, inclusive a aeróbica?
 14.PROFESSOR LÉO: Não posso e nem devo me aprofundar... mas uma alimentação leve, variada, que contenha carboidratos, proteínas e muito líquido. É importante que o atleta realize uma consulta com a nutricionista do município, assim estará mais seguro. 
 15.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Para você o que representa ser Professor de Educação Física em Maiquinique?
 16.PROFESSOR LÉO: Representa poder proporcionar a todos os alunos e cidadãos maiquiniquenses condições para a pratica de atividades físicas, neste caso a ginástica aeróbica. É um enorme prazer fazer aquilo que se ama fazer. É minha vida poder participar ativamente das atividades físicas dos meus alunos e ver os objetivos serem alcançados.



17.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Professor Léo, com o senhor se inteira das novidades que surgem nesse universo que está inserido, no caso a Educação Física?
18.PROFESSOR LÉO: Além da minha Formação Acadêmica e Pós-Graduação na área de Educação Física, sempre participo de Congressos que acontecem na região. Recentemente participei em Vitória da Conquista do Evento denominado CONQUISTA FITNESS – Curso de Ginástica Aeróbica – versão 2012 e 2013 e na Capital Salvador, no ano de 2012, do FITNESS BRASIL BAHIA – curso de Ginástica Aeróbica.
19.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Que sonho o  senhor gostaria de realizar nessa área de sua formação?
20.PROFESSOR LÉO: Tenho o sonho de abrir uma empresa nessa área. A minha própria empresa: DANCE FITNESS.




21.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Que conselho o senhor deixa às pessoas que lerão essa publicação, em especial meus alunos do 5º ano?
22.PROFESSOR LÉO: Pratiquem exercícios! Precisamos exercitar o nosso corpo, para que nunca nos tornemos pessoas ociosas, indispostas e sujeitas a alguma doença que ataca silenciosamente. Assim, seremos uma geração saúde.
23.JORNAL FUXICO ESCOLAR: Professor, o Jornal agradece a sua participação nessa publicação e ressalta que a mesma foi de grande valia para que a informação circule nas casas de nossos leitores. Muito obrigado!
24.PROFESSOR LÉO: Agradeço a oportunidade e espero que a minha contribuição possa ajudar as pessoas a despertar o interesse pela prática de exercícios e uma vida com mais saúde.


Data que incentiva prática de atividades físicas em locais públicos já tem eventos marcados nas Américas, Europa e África



    O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril, teve como tema central em 2013 a "Atividade Física sem barreiras!".
    A data visa combater o sedentarismo com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.
Nesse ano, o dia já tem eventos registrados na África do Sul, Argentina, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Emirados Árabes, Equador, Espanha, Inglaterra, Finlândia, Malásia, México, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
  Na  última  década,  o  sedentarismo  tem   sido  enfrentado  como um  dos principais  fatores  de  risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.
   O hábito é reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência, como pela altíssima mortalidade, segundo a Organização Mundial da Saúde que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes.

Agita Mundo

   Após 15 anos da implantação do Programa Agita São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com a assessoria técnico-científica do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde por meio da prática regular de atividade física.                                                          
   Posteriormente, surgiu o Programa Agita Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, ultrapassando também as fronteiras nacionais com o Agita América.
Considerado um programa modelo de promoção da saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi decidido durante a 54ª Assembleia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física.
   Desta forma nascia o Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo que pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente.
 O objetivo do evento é estimular os participantes a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia (no caso das crianças, 60 minutos), cinco dias por semana, conforme orienta a Organização Mundial da saúde (OMS).
A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.

                                   Humor
                                    Falta de exercícios físicos


                                            Patrocinadores

Plínio KG (Formatação, recargas de cartuchos, tonner, impressão em geral. Rua Francisco Martins. Maiquinique. Cel.: 91206622);

Binha (Recarga de cartuchos e tonner. Rua Gasparino Lacerda, Maiquinique. Cel.: 91186071).