terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Programação Literária, Lançamento de Livro e Noite Cultural marcam o fim do ano letivo da turma do 4º ano do professor André Santos Silva




   O ano 2014 para os alunos do 4º ano da Escola Nelson José de Oliveira ficará marcado pelas boas lembranças. Durante todo o período letivo foi trabalhado com os alunos o Projeto Memória que, sem sombra de dúvidas, deu pano pra manga.






   Diariamente, em todas as disciplinas, os alunos tiveram acesso a diversos textos de autores renomados como Cecília Meireles, Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, Ivan Engler, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Manuel Bandeira, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Millôr Fernandes, Ferreira Gullar, Moacir Scliar, entre outros.Por ser um projeto desenvolvido para perdurar o ano inteiro, ele foi executado em várias etapas, por meio de pesquisas, produção de textos reflexivos, poemas e cordel, aulas artísticas, shows musicais, pintura, filmagens, gravações, estudo de temas pertinentes à realidade da turma como: sexualidade, pedofilia, abuso sexual, indisciplina, conservação do patrimônio público, alimentação e saúde, analfabetismo, êxodo rural, tempo de vida/história, racismo, preconceito,a importância da escrita e da leitura, família, etnias (...)Também, foram estudadas personalidades artísticas antigas e atuais que embalaram uma época da música nacional e internacional, bem como personalidades de nossa cidade, que ajudaram a construir a história de nossa Maiquinique. 
   Além dessas atividades, os alunos também abraçaram as ações artísticas, aprendendo diversas coreografias, buscando assim, semelhanças para apresentá-las ao público no dia do evento, o tão sonhado lançamento do livro Memória e Poesia: a Arte Nossa de Cada Dia. 

Alunos da Escola Nelson José de
Oliveira dão um Show de Talento em Lançamento de Livro


   Na terça-feira, dia 02 de dezembro de 2014, o professor André Santos Silva e os alunos do 4º ano da Escola Nelson José de Oliveira realizaram no Clube Social – Alfredo de Souza Gama– em Maiquinique, uma programação cultural para lançamento do livro Memória e Poesia: a Arte Nossa de Cada Dia. Essa programação contou com a participação dos alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos, seus familiares, professores, diretores, funcionários da escola e convidados especiais.
   A programação realizada foi bem eclética. Inicialmente a Coordenadora Audrey Simone Neves Figueiredo Correia fez a abertura solene dando as boas vindas e nos elevando a Deus em ação de graças pelo trabalho a ser realizado.  Em seguida, a palavra foi franqueada ao professor André Santos Silva que fez uma pequena explanação falando sobre o surgimento do projeto e sua execução durante o ano letivo. 
   Na oportunidade foi apresentada à comunidade presente a obra literária produzida pelo professor e pelos discentes.
Ainda dando continuidade, professor, alunos e os convidados especiais: Mauri Moreira dos Santos, Willian Souza, Jardel Meireles, Israel França, Edson Evangelista apresentaram diversas atividades. Entre elas, foram realizadas dramatizações com músicas antigas e atuais que mostraram a beleza da poesia existente nas mesmas. Essas apresentações giraram em torno das seguintes biografias musicais:


   A apresentação cultural do lançamento foi divida em quatro blocos. Confira a seguir um pouco do que aconteceu na programação:

Recepção


   A recepção do evento ficou por conta de um visitante especial, da cidade de Itapetinga, o professor de música André Gomes que abrilhantou o nosso evento. Enquanto as pessoas chegavam, se acomodavam e visitavam o material exposto no local do evento, ele encantou ao público com seu violão ao som de alguns blues.

I Bloco: Execução de uma peça

   A Abertura Solene foi realizada pela Coordenadora Audrey Simone Neves Figueiredo Correia


Explicação do Projeto Memória ao público
pelo professor André Santos Silva


Apresentação da Música de 
John Lennon: Imagine (professores e alunos)



Apresentação da peça: 
Dormindo e conversando com minhas memórias






   O personagem em casa, altas horas da madrugada, tenta compor um poema. Ao terminar, sonolento, ele lê o texto e, de repente, dorme e sonha. Nesse instante, entram em cena as suas memórias, por meio dos sonhos e, dialogam com o público a respeito do que está guardado em suas lembranças – músicas, bandas e sonhos que ele tem. O personagem dormindo, levanta e participa de toda a história, até o momento que será acordado por sua esposa, ao vê-lo se passar por artista dançando na sala de sua casa, pensando ser um palco.

Bandas que estão na memória do personagem

Dominó: alunos do 4º ano 
Professor André Silva



Banda Grafite: alunos do 5º ano 
Professora Mauri Moreira



Mamonas Assassinas: alunos do 4º ano
Professor Israel França


 

Banda Polegar: alunos do 4º ano 
Professor André Santos Silva



Grupo Rouge: alunas do 4º ano
Professor André Santos Silva



Banda Legião Urbana: professor André, alunos do 2º e 3º anos
Professoras Zilene Carvalho e Valéria Vieira



Banda Queen: alunos do 3º e 4º anos
Professores André Santos Silva e Zilene Carvalho



Grupo Menudo: alunos do 4º ano
Professor André Santos Silva 



Michael Jackson: alunos do 4º ano do professor André Santos Silva e o convidado especial Jardel Meireles






II Bloco: Rádio Memória


   O segundo bloco foi marcado pela simulação de uma rádio: A Rádio Memória. Os ouvintes ligavam e pediam uma faixa musical. O locutor atendia e quando tocava a música, sempre entrava um grupo de alunos que dramatizava a letra. Em meio uma faixa e outra, os alunos do 4º ano recitavam um poema (de sua autoria) ao vivo, na Rádio Memória, e o ofereciam a alguém presente na plateia. E é claro, sempre com uma pegadinha e um toque de humor!

 

Dramatizações
 Amado Batista: Casamento forçado




Bezerra da Silva: Qué falá com Pai Véio


  

 


Trio Parada Dura: Couro de boi



É o Tchan: Segure o tchan





Pegadinha com o professor Israel França 


   A dançarina saiu de casa para ensaiar e, arrependida de ter brigado com seu esposo, ligou para a Rádio Memória chorando e ofereceu uma música para o amado. No ar ela pede perdão e diz que quando chegar em casa eles farão as pazes. Enquanto isso, Israel está numa mesa de bar ouvindo Pablo do Arrocha – Bilu, Bilu – e se sentindo deprimido.

Ney Mato Grosso: Homem com H




Leno e Lílian: A pobreza





 Léo Canhoto e Robertinho: Delegado Jaracuçu



           



III Bloco: Show ao vivo


Enquanto os poetas da noite (alunos do 4º ano) se preparavam para o lançamento do livro, no palco, os convidados especiais: Gilberto de Souza da Silva, André Gomes, MateusSantos Martim e o professor André Santos Silva, ao som de músicas antigas e atuais, alegraram ao público, trazendo canções que marcaram e marcam os bons tempos.




IV Bloco: Lançamento do livro


 



  Após as apresentações culturais realizadas pelos alunos da Escola Nelson José de Oliveira, chega o grande momento: a apresentação da obra literária produzida pelo professor André Santos Silva e sua turma de 4º ano.


  Nesse momento, o professor André entregou um exemplar da obra produzida a cada membro da linha de frente da Unidade Escolar: a Diretora Edna de Jesus Lima, a Vice-Diretora Edna Pires e a Coordenadora Pedagógica Audrey Simone Neves Figueiredo Correia.




  Em seguida, o professor convidou os três patrocinadores oficiais do Livro Memória e Poesia: o professor Leandro de Souza Batista, representado pelo professor Israel França, Uashington Plínio, representado por sua esposa Claudina e o professor Daniel Lima Fernandes. Eles receberam uma cópia do livro e, na oportunidade, receberam os sinceros votos de agradecimento pelo apoio dirigido ao projeto literário.


O lançamento procedeu da seguinte forma: cada autor era chamado à frente. Ele se dirigia à mesa e junto à famíliaapresentava ao público a sua obra: o livro.

Ana Cláudia Pereira da Silva

Ana Fábia Cunha Almeida

Edmar Ramalho do Nascimento


Emily Barbosa Cirqueira

Guilherme Alexandre Alves Porto

LaysaFerreiraCarvalho

Jhennyfer Silva Almeida

Joice Porto Santos Rodrigues

Marcos Pereira da Silva

Mychelle Lima dos Santos

Pedro Lucas Santos Alves

Robert Silva Ramos

Joana Sthefane Souza Moreno

Jaqueline, Murilo, Jaine,
Amanda, Ismael e Kaique

   Depois do lançamento do livro o professor André fez os agradecimentos a todos os presentes e deu por encerrada a solenidade. Enquanto isso, os alunos e seus familiares se reuniram para fotografar os demais momentos e deixar registrado esse dia, que sem dúvida alguma, será inesquecível. E é claro, ao som dos nossos músicos convidados!

E o show ao vivo marcou o fim da programação!





Poema da Despedida
Aos meus queridos alunos


Não quero dizer adeus
Muito menos um até breve
Mas quero que fique nos olhos seus
A terna beleza e, que ela, os alegre.

Quero também que esse dia do nosso livro
Seja sempre lembrado com doçura e emoção
E um dia, quando dele, existir só vestígio do tempo de criança
Será resgatada, lá da infância, essa lembrança de nossa realização.

Prometo que jamais direi adeus
Pois sei que as memórias fazem parte da história
E a satisfação de nosso sucesso
Estará para sempre em nossa cachola.

E mesmo que alguém nos desafie
Querendo roubar de nós as boas lembranças
Lembremo-nos que em nossa cabeça, elas são guardadas
“Imexíveis”como as fantasias de uma criança.

Um abraço em cada coração!!!
André Santos Silva

Veja o que rolou nos bastidores!