segunda-feira, 9 de março de 2015

Poema: Daqui pra frente




De tantas sensações que nos elevam
O sonho é o alimento para a alma
Ele nos permite avançar os horizontes
E se transforma em bálsamo que nos acalma.
Mas tem que ser vivido na medida certa
Para manter a mente sempre aberta e nunca matar a alma.

Por isso, quero viver todo dia sonhando
E me jogar com cuidado à vida
Para que os sonhos que, ora, almejo
Não se transformem numa fera instintiva
E acabe por me tornar uma árvore seca
Dessas que vegetam e não tem mais vida. 

Quero gastar meu tempo de vida
Com atitudes que me façam crescer
Ler um bom livro, namorar, ouvir uma canção
E até mesmo assistir aos programas de TV.
Dançar ao embalo da bela música, ser feliz, ter uma rotina
E sempre fazer o bem, não somente a quem merecer.

Desejo também projetar a minha vida
De forma que ela se fixe e me traga conforto
E que esteja pautada nas Leis Divinas
Para que os meus sonhos não sofram subornos.
Assim viverei e terei em mim a certeza
Que o tempo que se gasta, com firmeza, me trará felicidade em dobro. 
                                                  André Santos Silva



Comentários do autor

    Os sonhos são alimentos que revigoram a alma e proporcionam ao ser humano a capacidade para a projeção de momentos singulares, que podemos chamar de “um futuro”, uma nova perspectiva de vida. 
    Por isso, é importante que cada pessoa sonhe constantemente e trace metas, mesmo que seja a longo ou a curto prazo, para que se estabeleça um olhar eficiente sobre a vida, tornando-a mais especial, evitando que se perca assim, a energia necessária para se continuar vivendo. Afinal, o que é uma vida sem sonhos? Com certeza, é uma vida que existe e vive a intensa ausência!
    Por outro lado, é importante ressaltar que os sonhos devem ser pensados, repensados, moderados e vividos de forma consciente, para que cada humano não se frustre na busca dos mais horrendos e inconsequentes acontecimentos. Ninguém pode viver para sempre voltado aos contos de fadas. É hora de mudar de etapa de vida. E o planejamento, a visão, as ações, são elementos de suma necessidade para que se possa gastar o tempo em função do que se deseja.
    Gente nasceu para ser feliz, para correr atrás dos seus objetivos de vida e construir a vida decentemente. Por isso, quero sonhar  e  realizar. Desejo gastar meu tempo com atitudes que me façam crescer, que me inspirem em ser cada dia um ser humano melhor. Quero ler um bom livro, passear com os amigos, ouvir uma bela canção, dançar aos embalos de uma boa música e até mesmo assistir aos programas de TV. Pretendo ser feliz, ter uma rotina: dormir, acordar, trabalhar, rezar, namorar, promover o bem... ter a consciência que há uma força no universo que me rege e me permite sempre sonhar e conquistar. 
    Quero também projetar a minha vida de forma que minhas origens se fixem a cada instante e, que eu busque o conforto e que sonhe cada  vez  mais.   Assim,  os  meus sonhos nunca serão frustrados, mas sempre reformulados por minha capacidade de pensamento e de luta. Desse modo, terei a certeza de que a minha vida valerá a pena e minha felicidade será uma questão de busca intensa e concretização cotidiana. Verei então, que o meu tempo foi aplicado de forma inteligente e eficiente, porque gente nasceu para sonha, gastar o tempo e ser feliz!