sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Vestido de Laura, poema de Cecília Meireles, vira tema de aula de Higiene Física, Mental e Social na turma do 5º ano - Professor André Santos Silva


  

   Quem nunca leu o poemaO Vestido de Laura”, da grande Cecília Meireles? Ele nos apresenta a beleza do comportamento feminino, no ato de se embelezar e cuidar da aparência. Todos, homens e mulheres, a exemplo de  Laura, devemos valorizar o nosso corpo e nos cuidar, mostrando um pouco de vaidade e zelo pelo ser humano que somos. 
   Mudança de hábito é importante, andar bem cuidado é necessário. E se não tiver dinheiro? É simples: use o que tem! Sua roupa limpa, seu chinelo lavado, seu sovaco cheiroso, seu cabelo penteado, suas unhas bem cuidadas e uma fragrância que goste. Assim, pode se achar uma Laura, Lauro, Maria, João, Manoel, Miguel, Judite, ou qualquer outro ser, que se aproxime da beleza da querida Laura do poema que nos encantou na aula do dia 18/03/2013. O que importa é que a imagem de Laura nos mostra o reflexo dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo. 
  Enquanto pessoas, seres humanos, precisamos nos apegar às técnicas que nos ajudem a viver bem. Com certeza, a higiene é uma delas. Então, o que posso compreender por HIGIENE?
  É muito fácil! Higiene é um conjunto de cuidado que precisamos ter com o nosso físico (corpo), nossa mente e com o social (sociedade em que vivemos). A palavra higiene é de origem grega que significa 'hygeinos' que quer dizer o que é saudável. Além de proteger contra possíveis doenças, também ajuda na autoestima das pessoas, pois com a higiene, elas se sentem mais confortáveis e confiantes. A lavagem diária tem como prerrogativas também, a manutenção da saúde individual e a proteção contra os mais diversos agentes externos. Ela se divide em três: 
 
   1.Higiene Física ou Corporal é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com seu corpo para ter melhores condições de bem-estar e saúde mental. Consiste em medidas que garantem a limpeza do corpo, a fim de garantir a qualidade de vida das pessoas.
  2.Higiene Mental é manter nossos pensamentos arejados, limpos, saudáveis tanto quanto percebemos a necessidade de tomar banho, lavar o carro, limpar a casa, dar uma geral no nosso armário, é apenas uma maneira de compreender a nossa necessidade de ter paz interior, e é esse o segredo do sucesso.
 
  3.Higiene Social é o conjunto de atividades positivas que devemos realizar no meio social em que estamos inseridos. Cuidar do meio que vivemos, zelando e cultivando a harmonia. Ter bom comportamento nos grupos que participamos, respeitar as pessoas e o direito que elas têm; dar bons conselhos; cuidar da nossa cidade, não sendo coniventes com a destruição do patrimônio público.
  Os hábitos de higiene no Brasil não eram tão cultivados antigamente. Em 1800, as residências não tinham banheiros e tudo era feito em penicos e bacias, que eram levados para longe pelos escravos. Em 1808, a Família Real instalou água encanada no município do Rio de Janeiro, o primeiro no país a ter água encanada.
     Por André Santos Silva (Pesquisa: blog.inspiraalma.com.br/page/2/) e com o auxílio dos pais e alunos.


CURIOSIDADES...
POR QUE OS FRANCESES TÊM FAMA 
 DE NÃO GOSTAR DE TOMAR BANHO?


A GRANDE CULPADA
   Na Europa dos séculos 16 e 17, não era nada fácil tomar um simples banho. As cidades não tinham esgotos ou água encanada, mas o problema não era apenas esse. Também havia a peste, uma doença seríssima transmitida pelos ratos que infestavam as cidades medievais. A peste era apenas mais uma doença no meio de centenas que castigavam as pessoas da época. A maioria era causada pela falta de higiene.
  Como a ciência e a medicina ainda não podiam explicar a origem das doenças, muitos pensavam que a água facilitava o contágio. Mas a água não servia para limpar e desinfetar? Pois é. Só que, naquele tempo, as pessoas acreditavam que doenças como a peste entravam no corpo através da pele, carregadas pelo ar. E os banhos eram perigosos por abrir os poros da pele e deixar as malvadas entrar!
   Com o tempo, a coitadinha da água começou a ser culpada por tudo: tomar banho tornava as pessoas fraquinhas, e muitas doenças poderiam entrar no corpo.
Com medo de adoecer, as pessoas passaram então a se esfregar com paninhos perfumados e só um pouquinho de água. Banho, que era bom, nem pensar! 
   Não era à toa que elas não tinham um cheirinho nada bom!   Com o tempo, os perfumes foram ficando cada vez melhores, para disfarçar o fedor. Dizem que é por isso que os perfumes europeus, especialmente os franceses, são os melhores do mundo!
Fonte de pesquisa: www.canalkids.com.br/higiene/curiosidades/agua.htm


Poemas de alunos do 3º e 4º anos


Lavar, Escovar, Esfregar
Lavar, Escovar, Esfregar
é o que temos de fazer
para os micróbios afastar
para o corpo limpo manter.

Dentes

Lava os dentes
como toda a gente
não deixe nenhuma semente
lava tudo, e fica contente.

Roer as Unhas


Evita roer as unhas
Para doenças não ter
Para os dentes proteger
Doces não devemos comer.

Higiene

Para a higiene começar,
há que trabalhar
os dentes vais lavar
e o cabelo vais escovar.

Tomar banho
Toma banho todos os dias
para lindo e limpo ficares
põe perfume depois do banho
para comigo brincares.

Lavar as Mãos

Lavar as mãos
antes de comer
é um dever
que não devemos esquecer.
Fonte de pesquisa:cacefaz.blogspot.com/2010/02/poemas-sobre-higiene.html



AGRADECIMENTO
  O Jornal Fuxico Escolar agradece aos pais e alunos do 5º ano pelo apoio na realização da entrevista que gerou a discussão da matéria dessa publicação. 




Um comentário: