O segredo da vida
é um verso que eu ainda não fiz.Está no dia em que não fui feliz
O segredo da vida tá escondido
no instante infinito de amor, de dor,
de alívio e de sabor.
E por que não no dissabor?
Está na lição que ainda não aprendi,
na comida simples que não comi,
no cheio de mato verde, terra molhada
e tantas outras coisas que não senti.
Ah, vida!
Se eu pudesse adentrar os seus segredos!
Tiraria de mim os medos,
as incertezas, as fortalezas,
as manhãs sombrias, as tristezas.
O segredo da vida não tem segredo.
Quer uma dica?
Viva sem medo, sem ter um jeito:
um modelo, uma receita, um segredo.
O segredo da vida
é sair da antiga caverna,
bem devagar,
mesmo que tenha pressa.
Confesse ao mundo
que viver, apenas requer riscos.
E que o risco seja ser feliz!
André Santos Silva
Comentário do autor
O poema acima foi escrito, após uma reflexão do texto filosófico - O Mito da Caverna - numa aula de Redação com os meus alunos do Curso-Pré Vestibular.
Ao chegar em casa, pensei no que representava a caverna diante das opiniões que ouvi em sala, e vi que muitos que opinaram na aula, começam a abandonar a antiga caverna e a alçar voos importantes e determinantes: o que marca uma nova visão de vida e mudanças de hábitos, no que diz respeito a vontade de se lançar ao universo do conhecimento.
Imaginemos todos os
muros bem altos separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior.
No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para
a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede
do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do
muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de
modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam
ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas
sombras sejam a realidade.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
"O belo é o esplendor da verdade".
"O que mais vale não é viver, mas viver bem".
"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
"O amor é uma perigosa doença mental".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
"A harmonia se consegue através da virtude".
"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
www.suapesquisa.com/platao/
1ª. A partir da leitura do Mito da Caverna, é possível fazer uma reflexão extremamente proveitosa e resgatar valores de extrema importância para nossa vida?
2ª. Além disso, essa reflexão nos ajuda na formulação do senso crítico?
Participe! Envie seu comentário pela página do blog. Tenha uma boa leitura e uma ótima reflexão!
O mito da caverna
(Platão)
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomarão por louco e inventor de mentiras.
Biografia de Platão
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.
Ideias de Platão para a educação
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
Frases de Platão
"O belo é o esplendor da verdade".
"O que mais vale não é viver, mas viver bem".
"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
"O amor é uma perigosa doença mental".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
"A harmonia se consegue através da virtude".
"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
www.suapesquisa.com/platao/
Questões para entretenimento:
1ª. A partir da leitura do Mito da Caverna, é possível fazer uma reflexão extremamente proveitosa e resgatar valores de extrema importância para nossa vida?
2ª. Além disso, essa reflexão nos ajuda na formulação do senso crítico?
Participe! Envie seu comentário pela página do blog. Tenha uma boa leitura e uma ótima reflexão!
André, parece que precisamos fazer um esforço para sair sempre da caverna da vida. Penso que a escrita de Platão pode contribuir para resignificar valores. O perigo está em resignificar valores que foram construídos dentro dela, dento da caverna! Então, o novo, o que ainda não aconteceu, o que está somente no sonho precisa ser buscado por cada um de nós. Sair às ruas para exigir mudança na postura dos políticos, exigir mudanças no atendimento público (saúde e educação), ler livros que a princípio não trariam nenhuma contribuição para nosso inteléctuo, experimentar uma comida diferente... todas essas práticas sinalizam que as pessoas estão saindo da caverna. Aliás, eu tento sair dela todos os dias: matando meus preconceitos, meus complexos, minha visão pessimista da vida! Tem muita gente saindo da caverna... esse seu blog é um produto de que você desejou conhecer o feixe de luz que nela entrou.
ResponderExcluirQue mais homens e mulheres estejam desejosos de conhecer essa luz; os seus alunos do pré-vestibular aí em Maiquinique estão desejosos de entrar na Universidade. Estão se esforçando para sair da caverna!
Abraço.
Gil Porto.
São Paulo, 27 de julho de 2013